Terminei de ler Elite da Tropa que é um livro escrito pelos policiais do BOPE-RJ André Batista e Rodrigo Pimentel – o capitão Nascimento da vida real –, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares. O livro deu origem ao também polêmico filme Tropa de Elite.
Os autores foram cuidadosos ao falarem que muitas passagens abordadas no livro não passavam de mera ficção, assim como seus respectivos personagens, no entanto, deixando uma “pequena” margem ao falar que a obra fora escrita conforme experiência e conhecimento de causa. Não me surpreenderia se o livro fosse 100% baseado em situações reais tratando apenas de mudar os nomes dos personagens.
O livro mostra a realidade da polícia do Rio de Janeiro, a máfia do arrego, milícias, planos, influência política...
Algumas histórias são BEM absurdas, fica até difícil acreditar, mas é um bom livro, vale a pena ler e imaginar as cenas.
A revelação de um suposto plano para matar o então governador do Rio, Leonel Brizzola, realmente um caso grave a ser levado em conta. Por isso mantiveram-se nos moldes fictícios, assim sendo, lhes abrindo as portas para revelar algumas situações desconhecidas pelo povo brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário