quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Prova é a Testemunha - O Julgamento do Casal Nardoni.

A Prova é a Testemunha é um livro de autoria da excelente Ilana Casoy que acompanhou de perto os 5 dias do julgamento do casal Nardoni que parou o Brasil. Um do maiores julgamentos do século XXI. O embate entre Francisco Cembraneli, um dos maiores promotores do Brasil e o polêmico e também excelente advogado criminalista Roberto Podval. A tensão do julgamento relatado nos mínimos detalhes nos dá a impressão de estar lá acompanhando, neste ponto a autora se superou.

A trama segue com várias testemunhas e muitas provas técnicas, mas nenhuma contundente para dizer quem de fato foi o autor do crime. Vale destacar que Podval sofreu muita represália durante os dias de julgamento o que não é salutar, uma vez que todos têm o direito da ampla defesa, neste ponto a sociedade falhou ao relacionar o advogado com os réus, como um só.

A sequência vai da emoção do depoimento de Ana Carolina Oliveira mãe de Isabela Nardoni, para a objetividade na descrição das provas do crime, culminando na frieza de Alexandre Nardoni e no descontrole de Anna Carolina Jatobá.

O promotor explorou ao máximo a frieza dos réus o que acabou sendo o grande trunfo da acusação. Abaixo transcrevo um trecho:

[…]Cembranelli: “O Senhor tem problema nos olhos? Miopia, estrabismo?”

Alexandre: “De enxergar de longe, eu não consigo muito, e os meus olhos andam muito irritados.”

Cembranelli: “A ponto de não saírem lágrimas quando o senhor chora?”

Juiz: “PROMOTOR! PROMOTOR! INDEFERIDA A SUA PERGUNTA!”

Suspensa a sessão.

Um dos melhores livros sobre julgamento que já li, principalmente devido à riqueza de detalhes que torna uma obra recomendadíssima a qualquer profissional ou estudante da área de direito.

Por fim, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, são condenados há penas de 31 anos, 1 mês e 10 dias e 26 anos e oito meses respectivamente.

A prova, neste caso, foi a testemunha.

Francisco Cembraneli (Promotor do caso) e Glória Perez que
 acompanhou o julgamento de perto.

0 comentários:

Postar um comentário