terça-feira, 18 de outubro de 2011

Revista ISTOÉ sumiu novamente das bancas acreanas.


E as notícias são que, mais uma vez, as revistas ISTOÉ sumiram “misteriosamente” das bancas de revistas. O Título da Matéria é: O GOLPE VERDE - Empresas carimbadas como ecologicamente corretas burlam as leis, passam a promover a exploração predatória de florestas no Acre e viram alvo do Ministério Público. Mera coincidência, mas a revista trás uma nova denúncia envolvendo o Senador Jorge Viana. Desta vez com o programa de manejo. O material afirma que o senador do Acre, Jorge Viana, do PT, é amigo e aliado do empresário Jandin Santin, dono da madeireira Triunfo, responsável segundo a revista, por 70% da exploração de madeira certificada do Acre.

 

 

Segue o preâmbulo da matéria:

 

Nos últimos 13 anos, o marketing da madeira sustentável deu ao Acre uma invejável posição no mercado internacional. Atraídos por facilidades e incentivos fiscais, os empresários madeireiros enriqueceram e geraram divisas com suas exportações. Também abasteceram as campanhas da nova elite política regional com polpudas verbas. Parecia um ciclo virtuoso até que, na semana passada, seringueiros e ambientalistas da região entregaram ao Ministério Público do Acre um relatório listando uma série de irregularidades no processo de manejo florestal, entre elas o descumprimento das leis ambientais, a quebra de acordos das empresas com os moradores das regiões e as falhas de monitoramento pelos órgãos estaduais. Com base nessa documentação, o Ministério Público do Acre abriu um inquérito civil. ISTOÉ teve acesso aos documentos entregues à Promotoria do Meio Ambiente e a um vídeo que mostra que a Floresta Estadual do Antimary, até então considerada modelo de exploração sustentável, tem se transformado num verdadeiro cemitério de toras de madeira. “A situação é grave. Estamos atuando para restringir os danos para a natureza e para as comunidades”, diz a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Mary Cristina do Amaral. (...)

 

As revistas sumiram, só esqueceram de acabar com o acesso ao site da revista... Ah não dá né? Falta poder para isso. Aos trancos e barrancos uma boa parte da população instruída acaba tomando conhecimento do assunto. Não adianta comprar todos os exemplares, pois o povo não se calará diante destes fatos, faremos nossa parte.

 

Que novos panfletos sejam confeccionados para “informar” a população, mas que desta vez alguém assine em baixo.

 

Para conferir a matéria na íntegra acesse: ISTOÉ: O Golpe Verde.

0 comentários:

Postar um comentário