segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Advocacia Ameaçada.




Nesta quarta feira, 26, o Supremo Tribunal Federal irá julgar a ação movida pelo Ministério Público Federal sobre a (in) constitucionalidade do Exame da Ordem.


Posso dizer que o meu futuro e o futuro de milhares de acadêmicos de direito está em jogo. Uma vez julgado inconstitucional o mercado de trabalho para advogados estará condenado, não para os experientes, estes serão os principais beneficiados, pois já têm sua clientela e não poderão ser comparados aos recém saídos das faculdades, pois passaram no Exame enquanto ele era obrigatório e já possuem experiência. Possuem o pseudo selo de excelência que é dado pela OAB ao obterem êxito na prova. Não quer dizer que sejam melhores, mas a própria sociedade tende a criar preconceitos e taxações.


 O que sobrará aos futuros advogados? Desconfiança, competição desleal, desproporcional, prejudicial...injusta...

Ao escolher o seu advogado. Quem você escolheria? Aquele que acabou de sair de alguma faculdade de competência duvidosa e que sequer precisou passar pelo Exame de Ordem, ou um advogado que já possui experiência, passou no exame e tem curriculum?

Ainda hoje a vida de um jovem advogado é árdua, precisa brigar por espaço, mostrar capacitação e perspicácia. Mas as coisas não são tão difíceis como seriam se o Exame fosse extinto.  

A Carta Magna de 88 diz que o Advogado é imprescindível à administração da Justiça. É uma profissão séria, de amor, de perseverança, de muito estudo e, principalmente, de ética.

Não é uma profissão para ricos, filhos de desembargadores, não é profissão apenas de lucros, não é uma profissão irresponsável, como é o Ministério da Educação ao aprovar tantas e tantas faculdades de Direito no país.

Aí podem dizer, "mas medicina é uma profissão tão importante quanto". Mas vejam o número de faculdades que existem. As privadas são excelentes, vide o valor da mensalidade, sendo a mais barata com mensalidade acima de R$ 2.000. Fração mínima para uma manutenção de um curso como esse. É, pois, incomparável.

Meu futuro está ameaçado, o futuro da Advocacia que carece de fortalecimento está ameaçada. Por fim, que o STF seja justo com a Justiça, com a Coletividade. Estamos dependendo de vossas excelências...

2 comentários:

Sanderson Silva de Moura disse...

Concordo com você Marcos. O exame deve ser mantido em favor da própria sociedade. Quero te parabenizar pelas leitura que andas fazendo. Fico feliz em ver isso. Parabéns pelo seu blog.

Abraços

Sanderson Moura

Marcos Paulo disse...

Muito Obrigado Dr. Sanderson. É uma honra para mim sua visita aqui. Como li no livro Cartas a um jovem advogado: “O mais importante fator de aprendizado é o convívio com grandes mestres.”

Postar um comentário