sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Livros Importantes da minha Iniciação Jurídica.

Há muito tem me interessado obras para minha formação jurídica, especificamente, relacionadas à Advocacia, que é minha escolha de profissão. Apesar de ainda estar no começo de uma longa caminhada, acredito ser de importância ímpar decidir o que quero para meu futuro desde já, para que com isso possa me dedicar ainda mais nestes quase 4 anos que ainda faltam no curso de Direito. Obra fundamental para minha decisão foi um livro de um advogado criminalista e conterrâneo acreano, Dr. Sanderson Moura em Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar.

Li também Oratória para Advogados e Estudantes de Direito de Reinaldo Polito e O Segredo de Falar em Público de Maurício Góis servindo de pequena base para o estudo da Oratória, característica fundamental de um advogado.

Quatro bons livros à respeito de Justiça, moral e direito que são: O Caso dos Exploradores de Cavernas; Dos Delitos e Das Penas; As Misérias do Processo Penal e O Caso dos Denunciantes Invejosos.

Sobre liderança li as duas obras de James C. Hunter: O Monge e o Executivo e Liderança Servidora.

Sobre estratégia li A Arte da Guerra de Sun Tzu.

Sobre a realidade da violência e pobreza do Brasil, assim como a mentalidade dos criminosos li Cabeça de Porco; Falcão – Meninos do Tráfico e Falcão – Meninas e o Tráfico (MV Bill, Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares). 

Relacionado à faculdade destaco obras importantíssimas como Introdução ao Estudo do Direito (Paulo Nader); A História do Direito no Brasil (Antônio Carlos Wolkmer) – sem contar todas as outras leituras parciais sobre Direito Grego, Romano, Europeu, etc. E Português Forense.

Já estou com um pequeno acervo para ler durante as férias que são: Cartas a um Jovem Advogado; Advocacia Estratégica; Advogado não pede, advoga; Teoria Pura do Direito (Hans Kelsen); O Julgamento de um Serial Killer – O Caso do Maníaco do Parque (Edilson Mougenot Bonfim); A Elite da Tropa; A Elite da Tropa II; O Príncipe (Nicolau Maquiavel).

De fato, a leitura deve ser uma rotina obrigatória para qualquer estudante ou operador do direito; melhor ainda quando se tem a paixão por leitura; mas o ápice é a paixão por uma profissão e o desejo árduo e contínuo, que é renovado todos os dias, em busca do êxito e de todas as qualidades desta tão bela carreira. 


Aliás, minhas leituras variadas não seriam possíveis sem a minha noiva, Bel, dona de um verdadeiro arsenal de bons livros, peguei e continuo pegando alguns emprestados – Hahahaha – aliás, como falei aqui anteriormente, ela foi responsável por esta minha ânsia pela leitura e busca pelo conhecimento.

1 comentários:

Marcos Paulo disse...

Amor você é a grande inspiração que eu tenho. Nunca imaginei que seria amante dos livros, nunca gostei muito de ler e consegui absorver essa sua característica, essa sua qualidade. Isso foi como uma reviravolta na minha vida, meu primeiro ano na faculdade foi produtivo porque li muitos livros, talvez eu só percebesse isso mais lá na frente, quando fosse tarde. Agora não perderei mais tempo. Você tem uma imensa contribuição nisso, não apenas por ter me ensinado essa dádiva, mas por sempre me presentear com bons livros que irão me ajudar no meu futuro. Agradeço a Deus por ter você em minha vida, te amo muito.

Postar um comentário