quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Rei das Fraudes

Ainda não tinha lido os livros de John Grisham, assisti três filmes baseados em suas obras. São eles: Tempo de Matar (Com Samuel L. Jackson), A Firma (Com Tom Cruise e Gene Hackman) e O Júri (Com Dustin Hoffmann e John Cusack). Daí veio o interesse.

Escolhi o Rei das Fraudes por causa do título que chamava bastante atenção. Li em dois dias. Uma ficção muito bem feita, Grisham faz jus à sua fama e os mais de 250 milhões de cópias já vendidas.

O livro conta a história de Clay Carter, um defensor público de 31 anos que cuida de casos de pessoas pobres e marginalizadas, sentindo-se à vontade neste emprego, apesar de ser um brilhante advogado. Sem grandes ambições e sem dinheiro ele se vê diante de uma grande tentação, quando um homem que é pago para resolver problemas de grandes empresas lhe oferece 15 milhões de dólares para ajudá-lo a limpar a sujeira de uma grande empresa e silenciar as famílias de cobaias humanas de uma nova droga experimental para tratamento de dependentes químicos oferecendo-lhes dinheiro em troca.

A trama segue com Clay sendo totalmente absorvido pela ganância e pelo dinheiro fácil, ele acaba querendo mais do que podia, numa sequência de grandes ações coletivas contra grandes empresas que jogam no mercado produtos fármacos com algum efeito colateral danoso. Ganhando milhões em cima destas empresas, ele passa a ser conhecido como o Rei das Fraudes. Ganhando o equivalente a 120 milhões de dólares em menos de 6 meses.

Não satisfeito e tendo perdido a namorada antes de ficar multi-milionário, ele tenta triplicar sua fortuna e acaba perdendo tudo no final. Acaba percebendo que dinheiro não é a coisa mais importante da vida, vendo que esqueceu seus princípios éticos e morais.

O livro é uma lição grandiosa para mostrar uma realidade não tão fictícia. A ganância é um dos maiores males que pode haver na Advocacia. Tudo que é conquistado fácil, vai fácil. Temos que manter nossos princípios acima de tudo e resistir às tentações. A Verdadeira Advocacia é sinônimo de ética, é assim que eu quero seguir. Me tornei grande fã do autor e já adquiri mais 9 livros de sua bibliografia.

Recomendo.

1 comentários:

ED Carlos disse...

Terminei de ler o livro no fim de semana, em 3 dias, noites à dentro. Bem, a história prende a atenção do inicio ao fim. Valeu a pena ler!

Postar um comentário