quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Concisão e Clareza nos Textos

Sempre gostei de escrever, desde os primórdios de minha infância quando jogava RPG descrito. Hoje uso este Blog como ferramenta para aprimorar minha escrita. Não busco técnica ou especificidades complexas para escrever, pelo contrário, busco concisão e clareza. Descomplicar e facilitar o entendimento do receptor, de quem lê o que eu escrevo, para assim também poder aprimorar minha fala.

Concisão e clareza andam juntas, são irmãs gêmeas, e são as características mais importantes de um texto, de qualquer espécie. É de suma importância que saibamos nos comunicar de forma simples, objetiva e clara. Concisão nada mais é do que a transmissão do máximo de informações com o mínimo de palavras, este é um defeito que aos poucos estou tentando corrigir; escrever menos e com mais objetividade, impessoalidade, uniformidade, padronização...

Quando não se faz obrigatório, necessário é escrever de maneira objetiva, para assim evitar textos cansativos e repetitivos. Daí a importância da concisão, diminuir os excessos linguísticos e servir de ferramenta fundamental para a clareza.

Li em um livro uma frase que me chamou muito a atenção, é uma frase de Winston Churchill – grande orador britânico.

“Das palavras, as mais simples. Entre as mais simples, a menor.”

0 comentários:

Postar um comentário