segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Isso é democracia?


E mais uma vez o Acre tem destaque nos grandes sites nacionais, no entanto, como já parece ser de costume, como motivo de piada. Não bastasse o programa “Cuidando dos seus Ovos” agora se tem esta carta que diz o que as marionetes do governo devem e não devem fazer. Grande exemplo de democracia e de contraditório heim?


Fonte: O Globo

O texto entregue a assessores de imprensa diz: “Dê RT no @tiao_viana”

SÃO PAULO – Um manual distribuído a assessores do governo do Acre manda os funcionários retuitarem o que o governador Tião Viana (PT) postar no microblog. Nomeado “Orientação para uso institucional das redes sociais pelas Assessorias de Governo” e elaborado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o manual tem 4 páginas e 42 “mandamentos”, entre eles o de número 21, que diz “Dê RT no @tiao_viana”.

No Acre, alguns subordinados costumam seguir à risca os pedidos do governador. Nesta semana, o lançamento de um programa de planejamento familiar virou motivo de piada no estado. Na ocasião, o governador e médico Tião Viana (PT), pai de três filhos, discursou dizendo que optou pela vasectomia e incentivou os homens acreanos a fazerem o mesmo. O pedido foi acatado prontamente por pelo menos três assessores, que se submeteram ao procedimento nos últimos dias, segundo a imprensa local. No Twitter, um dos assessores ganhou fama de “puxa-saco”. O blogueiro Altino Machado foi além, dizendo que “no Acre, não basta puxar saco. É necessário cortar o próprio saco”.

Dentre os demais itens do manual ganham destaque o “unidade no discurso é fundamental (número 15)” e “fique atento aos horários de pico do twitter (10h-12h e 16-18h)”, este último o de número 17.

O item 4, utilizado pela assessoria de comunicação do governo acreano para justificar o polêmico retuíte, diz: “Entende-se por uso institucional, no âmbito da Administração Pública do Acre, o uso de ferramentas sociais colaborativas em nome do órgão, instituição ou programa” do estado. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, o material foi distribuído somente a assessores de comunicação de secretarias, autarquias e outros órgãos ligadas ao governo acreano, e elaborado a partir de várias reuniões com os mesmos funcionários.

A Secretaria de Estado de Comunicação informou que, ainda nesta sexta-feira, publicará uma nota de esclarecimento e um adendo para esclarecer o item 21. Em cópia enviada ao GLOBO, um novo texto esclarece a dúvida: “Dê RT no @tiao_viana (quando o mesmo divulgar informações relacionadas as ações de governo)”. A pasta reiterou, ainda, que um manual de governo similar é encontrado em várias partes do Brasil.

No site da Câmara dos Deputados, por exemplo, é possível encontra o “Código de Conduta para Uso do Contas Institucionais em Redes Sociais”, elaborado em junho passado. O manual, no entanto, não fala sobre retuítes, mas recomenda que “O conteúdo publicado deverá ter enfoque de cunho institucional, sendo vedada a publicação de opiniões pessoais” e que “No caso do Twitter , o perfil institucional somente seguirá outros perfis da esfera pública.”

0 comentários:

Postar um comentário