terça-feira, 12 de julho de 2011

O Caso dos Denunciantes Invejosos


O Caso dos Denunciantes invejosos é mais uma obra de Lon L. Fuller, não tão famosa quanto o Caso dos Exploradores de Cavernas, mas tão interessante quanto.

A história conta que durante uma ditadura, muitas pessoas denunciavam seus inimigos por delitos de pouca gravidade. De acordo com o direito em vigor naquele período, os denunciados foram processados e condenados à pena de morte – os casos eram simplórios, como a perda da carteira de identidade por mais de 5 dias resultava em morte.

O livro nos bota pra pensar a respeito da responsabilidade dos denunciantes por estas condenações após a restauração da democracia.

Coloca-se, assim, o problema da natureza e da função do direito. O que deve acontecer quando uma norma jurídica se revela injusta? O que deve fazer o doutrinador e o juiz quando a aplicação das leis leva a resultados inaceitáveis?

Direito Positivo ou Direito Justo?

O livro lhe coloca como o Ministro da Justiça, a princípio fica de frente com a opinião de 5 deputados à respeito do caso. Dimitri Dimoulis acrescentou cinco novas opiniões sobre o caso. De professores de Direito. Ao fim, você tem que elaborar seu veredicto e escolher uma das opiniões.

Muito interessante, recomendo.

0 comentários:

Postar um comentário