quinta-feira, 7 de julho de 2011

ADVOCACIA E ORATÓRIA OU DO HOMEM DE BEM QUE SABE FALAR.


Quando ingressei na faculdade de direito, eu tinha uma meta: me formar para poder prestar algum concurso mediano e me estabelecer financeiramente. Alguns meses passaram e me interessei por ler a obra de um dos mais notórios advogados do Acre: Dr. Sanderson Moura. Já o conhecia das páginas de jornal, dos noticiários, sempre envolvendo causas criminais, mas achava que ele era uma daquelas exceções dos formados em direito que se tornavam grandes advogados devido um dom que poucos  têm. Sempre achei – e, também, influenciado pela opinião dos outros ao meu redor –, que a advocacia era um caminho árduo, mais trabalhoso e incerto financeiramente, somente os melhores conseguiam. Não me interessava de forma alguma este caminho, apesar de apreciar desde pequeno a advocacia, os grandes júris e os advogados de filmes, queria seguir outras áreas e não ter a responsabilidade que um advogado possui. Pois o advogado, às vezes, tem a vida das pessoas em suas mãos, tem o seu futuro, tem os seus problemas. Sem contar o temeroso exame da ordem que a cada dia está mais difícil. Enfim, eu queria vida fácil.

E então eu li o livro: Advocacia e Oratória ou do homem de bem que sabe falar. São quase 200 textos em três partes abordando vários temas, mas me dando a sensação de que a moralidade e o direito podem, sim, andar juntos. Me fazendo pensar no quão gratificante é esta profissão, o caminho é árduo, eu sei disso, mas pelas palavras do Dr. Sanderson, em suas várias experiências como advogado, despertaram em mim um interesse fora do comum. Vi que é esse caminho que eu quero trilhar, o caminho mais difícil, porém, mais gratificante, não financeiramente, acredito que isso é uma consequência, mas gratificante para a vida, gratificante para a população, pois se trata de um defensor do povo, o homem de bem. É assim que eu quero ser e tive a honra de ter como grande fonte de inspiração um advogado da minha terra.

Muito Obrigado, Dr. Sanderson, apesar de ainda não o conhecer pessoalmente, e tendo meu e-mail respondido rapidamente onde o senhor se colocou a disposição para autografar o meu livro, eu desejo que sua obra possa despertar o mesmo tipo de interesse que despertou em mim.

Abaixo selecionei, na íntegra, um dos textos que contém no livro.

O segredo do falar simples

Quem fala difícil pouco sabe, no fundo, ele é um vazio, um vazio cheio de verborragia.

Quanto mais a pessoa sabe, mais fácil ela fala. O mesmo se dá na escrita.

Quem escreve difícil está pedindo para não ser lido. Quem fala difícil está pedindo para não ser ouvido.

Falar com simplicidade é o melhor caminho para alcançar o desiderato, aquilo que se almeja, e sempre é bom desejar coisas essenciais, coisas nobres.

Não é fácil, como muitos pensam, falar com simplicidade. Porque a simplicidade é uma virtude que nasce na alma, precisa ser plantada e cultivada com carinho.

Seja no júri, na política, na igreja, na cátedra, é no falar simples que reside a beleza das palavras.

É por isso que o homem arrogante nunca foi um mestre verdadeiro na arte de dizer.

Faz parte da natureza do bem falar e do falar bem, a simplicidade, pois é ela quem tem a energia alquímica que purifica as palavras, tornando-as graciosas aos sentimentos.

A própria pronúncia da palavra, quando feita de forma lenta e gradual e perceptiva, nos revela toda a sua riqueza: simmm.....plii......ci.....da....de.

É uma mina de ouro, eis o segredo do falar simples. Cada palavra uma pepita de ouro, cada pepita de ouro uma palavra.

Para quem quiser conhecer um pouco mais:

http://sandersonmoura.blogspot.com/

PS: Para quem se interessar em adquirir o livro, ele está disponível em todas as livrarias de Rio Branco. 

0 comentários:

Postar um comentário