segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dia da Amazônia, não tem o que comemorar.



Não há muito o que se comemorar nesse dia da Amazônia. Apenas aqueles que lucram em cima de sua destruição é que podem comemorar; mas seria um tanto contraditório.


Ao viajar com a família pelo interior neste final de semana pude constatar de perto o estado preocupante que está nossa floresta acreana. Uma nuvem de fumaça parece abraçar todo o território, por todas as partes, como se fossem um só. 20, 30, 60, 120 quilômetros e o cenário é o mesmo. Apenas um foco embaçado de uma floresta que parece gritar por socorro. A natureza não perdoa, nos castiga por conta de nossos próprios atos, nos nega água quando negamos à ela vida; nos nega oxigênio quando negamos à ela oxigênio... É assim, para cada ação existe uma reação, com o meio ambiente não é diferente.

Fico pensando o que leva uma autoridade a discorrer favoravelmente às queimadas. Será que todos os políticos – ou a maioria deles – tem o “rabo” preso com grandes pecuaristas? Quanto não será gasto com saúde pública em decorrências destas queimadas que já parecem se instalar por todos os cantos de nossa capital? O interior já está tomado e nada é feito. O corpo de bombeiros não tem pessoal suficiente, não tem estrutura. O que acontece quando eles reivindicam melhores condições de trabalho? São presos. Essa é a nossa realidade, uma realidade do coronelismo e do autoritarismo. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.


Enquanto isso, em Brasília, eles votam num Código Florestal que só nos prejudica, que permite anistia para quem já desmatou, queimou, destruiu, permite que rios venham à extinção com a diminuição das Áreas de Proteção Permanente – APP, deixam as responsabilidades com os Estados, o que é ainda pior, pois os Estados não são organizados para uma fiscalização coerente. É um absurdo. O que me deixa realmente com raiva é que vejo muitas pessoas ignorantes ao meu redor, em meu País, pessoas que são manipuladas, que não conseguem enxergar o que realmente acontece em nosso país.

Voltando ao assunto Amazônia. Espero que as chuvas cheguem logo, o que já está anunciado como uma das maiores demoras em chuva dos últimos anos, assim como uma das maiores enchentes no começo do ano e, inversamente proporcional, uma das maiores secas dos últimos anos, adicione uma pitada de dias frios, dias super quentes e pouco umidade no ar. É o que vivemos, só não sabemos até quando....


Para finalizar vou deixar o endereço do abaixo assinado contra a aprovação do novo código florestal. Faça a sua parte.


Feliz dia do que ainda resta da Amazônia e até mais...

0 comentários:

Postar um comentário