quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inteligência x Esperteza


Qual a diferença entre inteligência e esperteza?

O que eu vejo é que quanto menos inteligente é uma pessoa, mais ela usa o recurso da esperteza para se dar bem na vida. Diz Osho que "a esperteza é uma pobre substituta da inteligência".

O homem verdadeiramente inteligente não precisa da esperteza, da malandragem, da desonestidade como companhias. Sua luz é outra.

Num homem inteligente afloram qualidades como a confiança que desperta nas pessoas, afloram qualidades como a autenticidade, o respeito, a responsabilidade, o bom senso.

Esperteza no comércio, na política, no tribunal, na igreja, no trabalho, na vida. E muitos ainda acham que são inteligentes!

Talvez o esperto se dê bem em curto prazo, enquanto o inteligente demore um pouco para alcançar seus objetivos, mas sei que se você planta batata você não colherá melancia, é a ordem natural das coisas e, hora ou outra, o esperto acaba se dando mal por achar que é inteligente e por achar que pode enganar a todos para sempre.

4 comentários:

Renata disse...

Ótimo post. Eu como Psicóloga me deparo muito com isso, geralmente as pessoas espertas acabam mesmo na solidão, pois muitas vezes essa esperteza prejudica o próximo. Muitos passam por cima das pessoas e se julgam mais inteligentes por isso, mas acabam sozinhos como já foi colocado pela colega acima. Tem haver com o caráter, a pessoa esperta geralmente quer sempre ter a razão, quer sempre saber de tudo, quer sempre usar os próximos que são realmente inteligentes. É uma tendência. E a estatística mostra que a maioria dos espertos, uma hora se dá mal, ou procura uma Psicóloga para resolver. rsss

Júnior Shin. disse...

Post realmente interessante!

Arrisco em dizer que, mais interessante que o post, foi o comentário da Izabel.

Júnior Shin. disse...

Ué, opinião minha. De repente o comentário que, por sua vez, surgiu do post, me pareceu mais interessante. Na inocência de um comentário ele, ao meu ver - e isso é opinião - foi mais interessante.

André disse...

Esperteza também pode ser levada para o lado de estar ligado nas coisas, estar esperto, não sempre de forma perjorativa, apesar de eu ter entendido como você colocou, esse era o contexto, mas acho que pode existir um equilíbrio entre inteligência e esperteza e se chegar a um resultado satisfatório.

Postar um comentário