quinta-feira, 26 de maio de 2011

Colegiado aprova Enem no lugar do Vestibular na UFAC.


Hoje, 26 de maio de 2011, quinta feira, foi aprovado a adesão total do ENEM no lugar do vestibular na UFAC. Quem quiser ingressar na UFAC terá que fazer a prova do ENEM.


O que isso significa para os Vestibulandos?

É notável que a prova do ENEM é bem mais elaborada que as provas do Vestibular/UFAC, o que, aparentemente, surge como mais uma dificuldade para os alunos Acreanos – claramente prejudicados pelo fraco ensino médio que se tem por aqui. Existe uma extensa seleção de questões, são mais de 5 mil questões que serão selecionadas por nível de complexidade, elaboradas, geralmente, por doutores e pós-doutores, o sistema enxuga com perguntas de diferentes níveis de complexidade. Mas tudo num nível muito alto. Isso fica claro com os enormes enunciados e as várias pegadinhas que se percebe no certame.


Vale lembrar que esse exame não estará incluso no sistema do Sisu, ou seja, a preferência de vagas ainda será dos acreanos – isso até podermos saber como funcionará o sistema da UFAC para ingresso –, o paulista, por exemplo, não poderá fazer o ENEM em São Paulo concorrendo a uma vaga para a UFAC. O que já não é uma grande tendência, uma vez que a única e esmagadora maioria de fora vêm pra cá concorrer ao curso de Medicina. Provavelmente o índice de Acrenos neste curso caia para menos de 1%, o que não é grande novidade.

Outro ponto negativo são os grandes escândalos envolvendo o ENEM todos os anos, já sendo alvo de cancelamento todos os anos - não muito diferente do que já vinha acontecendo na UFAC tendo o Ministério Público Federal como principal investigador de irregularidades. Mas vejam só: Isso é fruto de nós mesmos, que tanto reclamamos dos vestibulares da UFAC, agora as provas serão ainda mais difíceis, o sistema será ainda mais complicado e, por fim, o aluno terá que estudar muito mais para tentar adentrar nesta Instituição Pública Federal.

O ponto positivo vai exatamente para a administração da UFAC, evitando dores de cabeça rotineiras em época de certame. Agora não existirá mais reclamações ou problemas com identidades com data de validade. O grande problema será exatamente a prova em si e unicamente para os concorrentes.


Comunidade Externa vota contra a adesão ao ENEM.

A maioria esmagadora da comunidade – em enquete no site da UFAC – votou na permanência do vestibular e uso do ENEM apenas para vagas remanescentes, como já era adotado antigamente, só que dessa vez não teve jeito, diante de tantos problemas, que se sucedem a cada ano, o colegiado aprovou 26 a 21 por aderir totalmente ao ENEM e livrar-se de mais um “pepino”.

1 comentários:

Jackeline disse...

não acredito no que acabo de ler, estou me preparando a quase 1 ano para o Vestibular, acabei não passando no último e agora praticamente perdi a esperança. Mas isso foi justamente para livrar o rabo dos administradores da UFAC no nome da nossa reitora colecionadora de mancada num unico mandato e agora eles estao livres de um problemásso, devem estar comemorando enquanto a vontade da maioria não prevaleceu...

é uma pena

Postar um comentário