sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aluna é Estuprada na UFAC!



Uma estudante do curso de enfermagem foi estuprada por volta das 18 horas desta quinta-feira (19) no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A estudante, de 19 anos, esperava o namorado num ponto de ônibus quando um homem se aproximou num carro e apontou uma arma para a cabeça dela.

A acadêmica estava sozinha e foi obrigada a entrar no carro, sendo levada para o local conhecido como “Vai quem quer”, dentro do campus. No Parque Zoobotânico. Além de ter sido violentada sexualmente a vítima também foi espancada.

Não é de hoje que a UFAC se mostra ineficaz no quesito segurança. A começar pelos chamados vigilantes, senhores da quinta idade, que já passaram da época de se aposentarem a muito e continuam trabalhando por causa do auxílio permanência, ninguém pode obrigá-los a aposentar-se, diga-se de passagem. Esses “senhores” ficam, na maioria do tempo, na guarita tomando um cafezinho e vendo os carros passarem, não adianta, não existe segurança na UFAC.

Outro exemplo claro são os constantes assaltos aos caixas eletrônicos, eram quatro, depois três e agora restaram apenas dois.

Mas o que fazer a respeito? Fazer reclamação, gritar, fazer bagunça no prédio da Reitoria. Ok, é de direito dos estudantes reclamarem quando acontece algo do tipo. Apesar de que qualquer coisa é motivo para reclamação.

Mas que fique claro, à Reitora não há muito o que se fazer, é fato que essa administração atual dela não vem sendo das melhores, mas ela tenta, está instalando a tal das câmeras. Mas então por que não há concurso? Por que não enchemos a UFAC de vigilantes, pessoal novo, com pique para trabalhar?

Por que? É simples caros colegas.

Só pode trabalhar na UFAC através de concurso público, e tem MUITO tempo que não há concurso nem para motorista quiçá para vigilante. Vale lembrar que a remuneração é razoavelmente boa.

E de quem é a culpa? Não é da Reitora. A culpa é nossa que continuamos colocando no poder pessoas que só pensam no próprio umbigo. Pessoas que priorizam tudo menos a Educação e nisso está acoplado a segurança dos campis e escolas.

Como disse a Professora Amanda Gurgel, nunca a Educação nesse país foi prioridade... Nunca mesmo.

E dá-lhe Dilma que cancelou 98% dos concursos deste ano.

0 comentários:

Postar um comentário