quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

UFAC/UEAC e a politicagem...

Muitas são as críticas a respeito da adesão 100% ENEM feito pela UFAC.


Mas existem dois paralelos que gostaria de fazer, o antes e o pós resultado oficial. Até então não havia nada de repercussão, até que saiu o resultado e a realidade chega da pior forma possível, o Estado falhou na educação, facilitou a conclusão do ensino básico, não houve políticas competentes para fortalecer o ensino médio como deveria. A UFAC tem autonomia para decidir qual será sua forma de ingresso, apenas seguiu uma orientação do Ministério da Educação. Todavia, choveram críticas de todos os lados dizendo que a UFAC tinha errado em aderir ao ENEM, que a concorrência serial desigual, e agora estão tirando proveito disso para dizer que “vão” criar uma Universidade Estadual – UEAC.

Os políticos que defendem esta tese, no mínimo, querem brincar com a nossa inteligência. Óbvio que o Estado não tem competência, muito menos estrutura para a manutenção de uma instituição deste porte. Como irão pagar professores capacitados? Numa Universidade é imprescindível mestres e doutores, condições de crescimento e especialização. A UFAC já não tem um número grande de doutores se comparados com outras universidades, mas, através de parcerias federais, nossos professores podem fazer mestrado e doutorado em Universidades de outros estados e até no estrangeiro com bolsa e sem custos adicionais. Obviamente esse plano não será viável numa instituição estadual, ainda mais em tempos de crise. Querem graduados dando aula?

Não se mantém uma Universidade com emendas parlamentares. Uma universidade estadual só viria para prejudicar o já precário trabalho feito no ensino básico e médio, os recursos teriam de ser divididos, seria um desastre em nossa educação.

Universidade Estadual é necessário em estados com grande população, como Rio de Janeiro, São Paulo etc...

Vamos parar de politicagem, isso só prejudica a sociedade, parem de firulas e trabalhem...

0 comentários:

Postar um comentário