quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gostar de Ler é uma virtude.


Hoje em dia pouco se vê alunos com livros debaixo do braço, ou livrarias lotadas, bibliotecas lotadas, ler já não é considerado mais tão importante. Quem estuda para concursos, geralmente, opta por apostilas resumidas e deficientes no quesito conteúdo completo e melhor assimilação. Para os alunos de graduação que tem como base principal a leitura é ainda pior, nos ramos da História, Jornalismo, Letras Vernáculas e Direito principalmente, não se vê mais aquela paixão pela leitura como eram os estudantes destas e outras áreas no passado.

Não sendo tão específico, a quantidade daqueles que gostam de ler e que não leem por obrigação está, a cada dia, diminuindo mais, concomitantemente, a quantidade de intelectuais no país tende a diminuir. Poucos leem por prazer e isso é uma dura realidade.

Logicamente que não pretende ser demagogo a ponto de dizer que gosto de ler e que leio por prazer, pelo contrário, devo criar esse hábito e mais, devo criar essa virtude; que é gostar de ler. Para isso tenho algumas pessoas a quem me inspiro. Especificamente a minha noiva, minha grande inspiração e que é uma das poucas que tem a leitura como uma grande diversão, uma das poucas que conheço que realmente gosta de ler e fica empolgada quando vai numa livraria e vê tantos livros que ainda não pôde ter contato. Ela não trata a leitura como obrigatória, tanto que no seu acervo de mais de 100 livros, os temas são dos mais variados, mas sempre bastante interessantes. Ainda preciso aprender a gostar de ler e espero que eu possa absorver essa virtude dela.


Estudar o direito é, antes de tudo, ler; como se ambos fossem sinônimos. De uns tempos pra cá também vi a minha irmã com essa tendência, preferindo um bom livro a outras coisas fúteis. Sinto-me ficando para trás, no meio de uma porcentagem ruim, onde a preguiça impera, onde o caminho mais fácil e prático sempre é o escolhido, onde o Vade Mecum é sempre a primeira opção. Mas eu não quero isso, quero aprender a gostar, a não ler por obrigação, e quando isso acontecer sei que colherei bons frutos.

0 comentários:

Postar um comentário