sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Situação do Lar dos Vicentinos!


O último vídeo do polêmico programa online cqacre mostrou a preocupante situação dos idosos que estão abrigados no lar dos vicentinos, instalações altamente precárias, espaço inadequado e pequeno, entre outros problemas que podem ser melhor esclarecidos no vídeo que veicularei ao final do post.

O mais impressionante é que Nota-se claramente o medo da diretora em não mostrar os banheiros, principalmente o que é usado pelos cadeirantes, com medo de sofrer represália e perseguição política, relatando sem perceber que estava sendo filmada, que já foi chamada outras vezes quando mostrou a situação vergonhosa que são tais instalações. Pede também para ver a filmagem e dizer o que pode e o que não pode ser publicado. Ela está certa, tendo em vista o histórico arbitrário e perseguidor de nossos mandatários petistas.

Agora vamos a alguns pontos do Estatuto do Idoso:

(...)Art. 9o É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Infelizmente não existe nenhuma política pública neste sentido, as maiores necessidades e demandas da atual entidade são apenas ampliações nos espaços, para dar mais dignidade a estes senhores que tanto serviram ao nosso Estado. Meus parabéns ao Jorge Viana que realizou a última reforma, uma vez que a letra fria da lei é um pouco subjetiva neste aspecto, portanto, tenho que dar a césar o que é de césar.

(...)Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

Para título de esclarecimento, o lar dos vicentinos é uma entidade/Organização Não Governamental de Atendimento ao Idoso (em Regime de Abrigo) - Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Até onde tenho conhecimento é o único abrigo do tipo no Acre.

No Art. 15 § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Ok, o governo segue apenas o que manda a lei, não é um ato discricionário, é vinculante, é obrigação, e não se dá elogio em quem apenas cumpre com sua obrigação.

Art. 37 § 3o As instituições que abrigarem idosos são obrigadas a manter padrões de habitação compatíveis com as necessidades deles, bem como provê-los com alimentação regular e higiene indispensáveis às normas sanitárias e com estas condizentes, sob as penas da lei.

O governo patrocina diversos eventos que não acrescentam em absolutamente nada para a sociedade, gasta muito dinheiro com iluminação natalina, paga consultorias milionárias, contrata seguranças para a secretaria de segurança, gasta dinheiro como água. Os parlamentares direcionam emendas para os mais diversos segmentos. O que me deixa mais revoltado é que essa classe está esquecida porque não votam mais; tudo gira em torno de voto, do poder, de segundas intenções, é por isso que a política está em crise, crise das piores possíveis onde todos só olham para o próprio umbigo. Todas as suas ações são pensando em retorno na urna ou na polpuda conta.

Parabenizo a toda a equipe do CQACRE. Por sua incomensurável coragem de mostrar a verdade doa a quem doer... Custe o Que Custar.

Parabenizo a Uninorte e o curso de Fisioterapia pelo bonito trabalho.

Além de apenas mostrar o descaso do governo, gostaria também de pedir a divulgação do vídeo e, se possível, ajudarmos de alguma forma doando roupas, lençóis, cobertores e que você julgue necessário. Vamos tentar mostrar quem é que VERDADEIRAMENTE serve de todo coração. 

0 comentários:

Postar um comentário