terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Habeas Spiritus!


Habeas Spiritus: meditações de um advogado em busca do autoconhecimento é o segundo livro do advogado criminalista Sanderson Moura. Seu lançamento aconteceu nesta última sexta feira, 02/12, no auditório da OAB.

O espaço físico estava praticamente lotado; mas se contasse também todo o conhecimento e experiência juntas num só auditório, certamente, aquele seria um local minúsculo, tamanha a quantidade e qualidade dos grandes mestres do judiciário e de outros segmentos intelectuais juntos.

Vi uma frase uma vez que dizia “se você quer ser bom, esteja no meio dos bons e absolva tudo o que puder de cada um”  

Um sucesso e uma grande vitória para advocacia acreana.

Li o livro este final de semana. Diferente do primeiro (Advocacia e Oratória ou do homem de bem que sabe falar.) este livro trás meditações dos grandes mestres da humanidade, que deixaram para trás um legado de ensinamentos e maneiras de encontrar a paz de espírito e o bem da humanidade. Destes destaco Jesus Cristo, Buda e Osho.

São 100 textos de puro ensinamento; de uma maneira diferente e mais bela de ver a vida e, principalmente, a profissão da advocacia. Há também grandes ensinamentos do próprio autor que parecem incorporar modos de agir livres de uma só ideologia e aí está o diferencial desta obra, uma abordagem ampla de alguém que parece ter se livrado dos preconceitos ideológicos e moldado uma maneira única de ver todos os tipos de ações e pensamentos diversos.

O livro também foi uma ferramenta importantíssima para mim. Aliás, não poderia ser em melhor tempo esta leitura, devido os problemas e desafios que estou passando neste momento, as superações e conquistas que tenho de alcançar, ainda em dezembro deste ano, serviu para que a minha preocupação e pensamentos negativos fossem esquecidos, me fez lembrar que eu sou capaz, assim como qualquer outro em conseguir meus objetivos.

É difícil explicar o Habeas Spiritus, mas foi fácil sentir seus ensinamentos. Foi fácil também renovar as energias para a luta que está apenas no começo, é uma obra importante para qualquer estudante de direito, mas, acima de tudo, importante para qualquer pessoa que busque o autoconhecimento. Como se deixasse nossa alma mais limpa, nossos pensamentos mais claros, nossa força de vontade mais renovada.

Terminei o livro mais sábio, mais forte, com uma arma importante: o caminho para o autoconhecimento, para a autoconfiança, para a ética e para outras milhares de coisas boas que podemos alcançar na vida.

Fica aqui a dica de uma leitura riquíssima de ensinamentos, tanto de seu autor, como também dos grandes homens que nossa história teve e terá.

0 comentários:

Postar um comentário