quinta-feira, 29 de março de 2012

Ainda há esperança?

Não foi apenas o 11 de setembro de 2001, a mostrar a vulnerabilidade de todos os pretensiosos sistemas de uma inviável segurança abstrata. O terror mostra suas garras. E não é preciso ir muito longe. A delinquência se sofistica, atua com desenvoltura e produz vítimas em série.

A droga mostra sua invencibilidade, pois gera lucro e este excita, atordoa e insensibiliza. Legiões de usuários de drogas ocupam espaços centrais; famílias se desfazem tangidas pelo poder devastador do craque, da cocaína e de outros entorpecentes.

O álcool, droga permitida, prossegue como solvente de lares. Os conflitos fundiários se intensificam. A intolerância ataca minorias e o fanatismo ocupa o vazio fabricado por uma educação em crescente déficit.

O poder público mostra-se ineficiente para atuar. As promessas continuam edificantes. Mas a tragédia continua. As políticas não tem continuidade. A disputa por orçamentos e por poder suplantam as propaladas boas intenções. A educação foca o quantitativo e relega a formação para um lar idealizado, mas que raro se encontra. A família brasileira de hoje continua à procura de um modelo. Para coibir a violência, cuja crueldade é crescente, planos se sucedem, projetos se elaboram, tudo aparentemente em vão.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Avante e ao sucesso. Sucesso. Querer, ser, fazer e ter...


LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)

Como chegar lá? Dean Cunningham indicou o seguinte caminho: “Antes de mais nada, você deve ser um tipo de pessoa, para então fazer o que precisa, a fim de ter o que deseja”. De forma um pouco diferente eu diria: para alcançar o sucesso você deve, antes de tudo, QUERER se diferenciar (se destacar) da massa (do geral, do comum, do habitual) e SER um tipo distinto de pessoa; só depois é que você deve FAZER o que for necessário para TER o que você tanto deseja. Para você TER (por mérito, por esforço próprio) o bem ou a vida que você almeja, portanto, antes de mais nada, você precisa QUERER, SER e FAZER. Tudo isso, como você pode observar, vem antes do TER. Sobretudo o SER: ele antecede o TER. Não tem chance de êxito quem quer ter tudo sem “ser” nada ou sem “fazer” nada. Quando eu tinha dezessete anos de idade meu sonho materialista naquela ocasião era ter um carro zero quilômetro, de cor branca. Eu imaginava o TER, mas tinha plena consciência de que sem o “SER” e sem o “FAZER” eu não alcançaria meu objetivo. O TER tem grande validade na nossa vida quando funciona como estimulo para você “ser” uma pessoa melhor e/ou “fazer” o seu máximo possível. Avante!

terça-feira, 27 de março de 2012

Toinha Vieira se reúne em Sena com representantes da Seaprof e Deracre

O vereador Josandro Cavalcante (PSDB), que esteve essa semana em Rio Branco na sede da Seaprof, considerou o encontro bastante proveitoso.

A convite do vereador Josandro Cavalcante (PSDB) e da deputada estadual Toinha Vieira (PSDB), esteve em Sena Madureira o secretário da Seaprof, Lourival Marques com a finalidade de anunciar alguns investimentos que serão feitos pelo governo do estado no pólo agroflorestal Elias Moreira, localizado na estrada Xiburema. Ele estava acompanhado também da gerente de ramais do Deracre, Nacilda Maria.

Durante reunião mantida na sede da associação dos produtores do pólo, Lourival Marques garantiu que esse ano o programa de açudagem será sequenciado, devendo contemplar vários produtores.

Também serão entregues brevemente 10 estufas e há ainda há projeção de ser fortalecida a psicultura dentro do assentamento. “O governador Tião Viana intenciona, com isso, oferecer as condições necessárias para as famílias permanecerem em suas propriedades”, salientou.

O vereador Josandro Cavalcante (PSDB), que esteve essa semana em Rio Branco na sede da Seaprof, considerou o encontro bastante proveitoso. “As reivindicações chegaram até nós e procuramos quem de fato pode resolver, independente de cor partidária. Aqui nosso maior foco é que a comunidade possa viver melhor”, adiantou.
O representante do Deracre garantiu piçarrar sete 
quilômetros de estrada que dá acesso ao pólo
 
Deracre garante reabrir e piçarrar sete quilômetros de ramais

A gerente de ramais do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Nacilda Maria, trouxe a confirmação do diretor do Deracre, Marcus Alexandre de que tão logo chegue o verão será a feita a reabertura de sete quilômetros de ramais existentes no pólo.

Esse ano, o governo também prontificou-se em piçarrar todo esse percurso, objetivando garantir o acesso principalmente na época invernosa. A previsão é de que o trabalho seja iniciado no começo do mês de maio. Além do piçarramento, serão implantados bueiros nos locais mapeados pela equipe de engenharia do Deracre.

A deputada estadual Toinha Vieira (PSDB), disse durante a reunião, que os produtores precisam realmente de uma atenção especial dada as dificuldades que eles enfrentam. “O sentimento nesta manhã é de muita alegria em ver nossas reivindicações serem atendidas. Nosso papel é exatamente cobrar melhorias para nossa população e irei continuar fazendo”, frisou.  

Abatedouro de frango

O secretário Lourival Marques anunciou ainda que o governo planeja implantar nos próximos meses um abatedouro de frango no pólo Elias Moreira. “Com isso, iremos fortalecer o setor e gerar renda para as famílias”, mencionou.

Atualmente, os frangos produzidos em Sena Madureira estão sendo levados para Manoel Urbano em função de ainda não existir  um local apropriado para o abate.

Outro benefício será o cadastramento das famílias para a compra antecipada da produção. Por meio desse programa, cada produtor poderá receber do governo anualmente em torno de 4.500 mil reais e em troca terá que fornecer os produtos cultivados em suas terras. Esse dinheiro será depositado direto na conta do produtor. “São avanços importantes, por isso, queremos agradecer a vinda do secretário Lourival e esperar que as intervenções comecem o quanto antes”, finalizou Toinha Vieira.

Representantes do Deracre e da Seaprof prometeram solução 
para os problemas apresentados pelos parlamentares
Fonte: Agência ContilNet

VEREADOR JOSANDRO CAVALCANTE, JUIZ EDINALDO MUNIZ E A PROMOTORA PATRICIA PAULA, REIVINDICAM METAS DE CONSTRUÇÃO DA SEDE DA PROMOTORIA DE SENA À PROCURADORA-GERAL PATRICIA REGO.



Em reunião na tarde desta quinta-feira, 22, com a Procuradora-Geral Patrícia Rego, foi discutido proposta para a edificação de uma nova sede do Ministério Público no município de Sena Madureira.

Essa foi a abordagem levantada pelo Vereador Josandro Cavalcante – PSDB/AC, o Juiz Edinaldo Muniz e a representante do Ministério Público de Sena Madureira, promotora Patrícia Paula. A reunião foi solicitada pelo Vereador Josandro Cavalcante, que bem acompanhado pelas autoridades locais e do Promotor Adenilson Souza foram recebidos pela Procuradora-Geral.

A sede atual do MP/AC no município não atende às demandas da instituição, prejudicando o atendimento adequado à população. Com a construção da nova sede, essa carência será suprida. “O foco do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública é realizar um trabalho de qualidade em favor da comunidade. Porém, as carências na estrutura física do prédio atual impedem isso”, garante Edinaldo Muniz.

As dificuldades a que o juiz se refere, dizem respeito à estrutura física do atual edifício, o que é compartilhado pela promotora Patrícia Paula. “Temos um espaço físico desproporcional à nossa demanda no âmbito de trabalho. Hoje, somamos dois promotores, quatro assessores e três funcionários. A sede não comporta essa equipe”, assegura a promotora, que ainda destacou a ausência de um auditório para realização de reuniões.

O terreno destinado à construção da nova sede está localizado ao lado do Tribunal de Justiça daquele município.  Segundo o Vereador Josandro Cavalcante, foi doado em 2008 pelo Executivo Municipal e até o presente momento nada foi feito no que se refere a construção do Prédio, o que é fundamental para a agilidade do trabalho do Ministério Público naquela região.

Ficou acertado que uma reunião vai ser realizada em Sena Madureira com a Procuradora-Geral, as promotoras do município, deputados e autoridades do poder executivo, para definir a proposta de emenda parlamentar necessária para a execução do projeto.

O projeto original para construção da nova sede vem desde 2008, mas foi interrompida. “Hoje a execução está parada, mas a partir dessa reunião vamos dar um up, retomando os planos de edificação, que é um sonho dos membros, mas, sobretudo da comunidade”, explica o promotor Adenilson Souza.
Por fim, o Vereador Josandro Cavalcante ficou responsável pela agenda da reunião, inclusive de convidar o Deputado Federal Márcio Bittar de seu partido para participar mesma.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lei da Ficha Limpa Municipal

Há muito vem se falando sobre a criação de uma lei da Ficha Limpa municipal, que serviria tanto para o legislativo, como para o executivo. Isto impediria que houvessem as famosas manobras obscuras de gestores fichas sujas que recebem a barganha de um cargo com nababescos salários e pouca produção. Muitas pessoas sequer são preparadas para assumirem alguns cargos, apenas como moeda de troca política.

O vereador Josandro Cavalcante, de Sena Madureira, foi o primeiro a implementar esta ideia, apesar do prefeito não ter sancionado por pura má vontade, o presidente da câmara promulgou e já é lei desde 2011.

O que vemos é que aos poucos o cerco vai fechando para os corruptos. Se Deus quiser nosso ordenamento jurídico irá extinguir essa raça de uma vez por todas da política brasileira. Sorte que ainda temos alguns poucos que se preocupam verdadeiramente com a coisa pública como é o caso do vereador supracitado, que tenhamos também em Rio Branco exemplos como o dele,