segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dicas Para Escrever Bem²


Você é do tipo que está se viciando em digitar tudo axim? Mxmu? Ou pensa que está arrasando tentando escrever bem quando na verdade você é um verdadeiro psicopata da língua?  Esse post é pra você!
Apesar do tom bem humorado e descontraído, as dicas são ótimas e podem ajudar muito. Ou alguém aí acredita que um cara que fala "nós vai" será capaz de conseguir se dar bem numa entrevista para um bom emprego, por exemplo? Falar e escrever bem ainda é muito importante, e como hoje em dia os que conseguem praticar essa nobre arte são cada vez mais raros, cada vez maiores se tornam as chances, em todas as áreas, daqueles que sabem se expressar bem. Aí vão as dicas...

1. Deve-se evitar ao máx. utiliz. abrev. Ok.?

2. É desnecessário fazer-se empregar um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo, que pode assaz raiar ao exibicionismo narcisístico.

3. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns e expressões manjadas, pra não ser pego com a boca na botija da sua incompetência literária...

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é muitas vezes desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in. Understand me?

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça da hora, tá ligado, mano?..

9. Palavras de baixo calão, não p..! Elas podem transformar o seu texto numa bela m..!

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações. Todas.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra repetitiva repetida se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13. Frases incompletas podem

14. Não seja redundante. Não é preciso dizer a mesma coisa mais de uma vez, de formas diferentes. Basta mencionar cada argumento uma só vez. Não precisa ficar repetindo de novo a mesma idéia, com outras palavras. Não repita a mesma idéia várias vezes de modos diferentes.

15. Seja mais ou menos específico. Ou não.

16. Utilize a pontuação corretamente o ponto a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido uma observação em especial será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

17. Quem precisa de perguntas retóricas?

18. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

19. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.

20. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

21. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

22. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível e infantilizado!!!!!

23. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida, e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a tentar torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas e não massantes.

24. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

25. Seja incisivo e coerente, ou não.

26. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Mais importante, evite construir as frases juntando sempre o verbo "estar" com o gerùndio. Se fizer isso, você vai estar deixando seu texto pobre, e vai estar causando ambiguidade: com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, e quem ler vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda vão estar acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante!

27. Outra barbaridade que tu deves evitar, tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... Nada de mandar esse trem aí... Oxente... Entendeu bichinho?

28. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar. Pode ser insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo, sem parar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Liberação do uso de Entorpecentes no Brasil?



Ainda é uma utopia quando se fala da liberação do uso de entorpecentes no Brasil. Em minha opinião, não existe nenhum motivo relevante que me faça acreditar e concordar com uma possível liberação do uso de drogas no Brasil, o estado sequer tem uma política que consiga controlar o alcoolismo e o tabagismo, no caso das drogas seria ainda pior.
Dizem que a liberação das drogas diminuiria o consumo pelo fato da ilegalidade atrair mais usuários, no entanto, em alguns países, onde a droga é liberada isso não aconteceu, por que aconteceria logo no Brasil, um país em desenvolvimento e ainda desorganizado?
O Estado não está preparado para um possível controle de uso e venda. Ao invés de dar tanta relevância a tema como esses, a nossa obrigação, como sociedade, é cobrar do Estado um maior investimento na Educação, Segurança Pública e Combate às drogas.
O importante para um governante é dar à população o mínimo necessário, ou seja, uma boa educação, infra-estrutura para moradia, condições de trabalho e saúde adequadas. Manifestar-se sobre as drogas e sua legalização como meio de combate ao tráfico é tentar se eximir das responsabilidades.
Uma coisa é certa. Assim como futebol e religião, as drogas são ainda um tabu para a sociedade brasileira. A melhor solução? Debater à luz da racionalidade esse problema, deixando de lado a hipocrisia e abrindo, de fato, os olhos para a realidade, nua e crua...




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Você tem um objetivo na vida?


O tempo talvez seja nosso maior inimigo, nossas curtas vidas estão a mercê do incógnito chamado “tempo”. Aproveitar da melhor forma possível esse curto espaço que temos na terra pode definir tudo o que se pode conquistar, material e espiritualmente. Antes de qualquer coisa, ao traçar uma linha – que na maioria das vezes é tênue para o errado e o certo, o bom e o ruim, o rico e o pobre. Tudo está relacionado às metas que você se propõe a alcançar na vida. Uma coisa é certa, quanto mais cedo você se der conta dessas metas, desses objetivos, menor será o espaço de tempo que você terá perdido em sua vida.
A força do pensamento, quando se tem objetivos, facilita tudo...
Tudo é possível, depende, unicamente, do quão poderoso é o seu objetivo, seu pensamento...
Quase sempre é preciso que caminhemos pelo lado errado, alguém que te puxa para trás, que não te deixa desenvolver seus objetivos, outrora traçados, e que te faz estagnar no meio do caminho, para perceber os próprios erros. Alguns demoram anos para continuarem avançando, outros nem tanto...
Ou, às vezes, existe alguém que te ajuda, que acelera o processo, que te dá o apoio necessário, que te faz aprender a gostar de certas coisas, mudar alguns pensamentos ruins.
Crescer sozinho é difícil, requer um pensamento forte e inabalável, que não te faz fraquejar, que tem mantém firme, que te mantém nobre... E para aqueles que encontraram o apoio, a pessoa, a circunstância, que lhes auxiliou no processo evolutivo, os meus parabéns.
Os objetivos são, pois, um caminho, uma evolução, é a sua vida que passa num piscar de olhos e que precisa ser bem aproveitada e moldada...
There’s a peace inside us all...